Berçário
No primeiro ano de vida das crianças, período das primeiras descobertas sobre o mundo,
nossos alunos recebem os três
principais alicerces para seu desenvolvimento: cuidado, afeto e estímulo.
Esta combinação é desenvolvida por uma equipe qualificada e constantemente treinada para
fazer nossas crianças
sentirem-se como em suas próprias casas.
As atividades são realizadas com acompanhamento individualizado e levando em conta o ritmo e
necessidade de cada
bebê.
A equipe do berçário possui curso específico de berçarista e também em primeiros socorros da
American Heart
Association, ministrado pela Impacto for School.
A atualização constante garante a qualidade do trabalho e cuidados especiais com
profissionalismo, que vão assegurar
o carinho e dedicação integral. Todos são conscientes da importância dos cuidados básicos no
início da vida do bebê,
considerando toda sua individualidade.
- Berçário;
- Primeiros Passos
- Minimaternal;
- Maternal;
- Jardim I;
- Jardim II.
Educação Infantil
Nos mais de 30 anos de Nosso Cantinho, contribuímos para o desenvolvimento de cada aluno com
entusiasmo formando uma
grande parceria com as famílias.
O alicerce é reforçado a cada ano com o carinho e a dedicação dos nossos profissionais na
construção de uma rotina
alegre e criativa.
Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, os conteúdos são
abordados com base nos 4
pilares da Educação Infantil:
- Descobrindo o eu e o outro;
- Descobrindo o meio físico, social e o conhecimento lógico;
- Descobrindo o corpo e o movimento;
- Descobrindo as diferentes linguagens.
Conhecimentos acadêmicos
Linguagem oral
Durante uma conversa ou um momento de roda, as crianças podem ampliar suas capacidades comunicativas, como a fluência de falar, perguntar, expor suas ideias, dúvidas, descobertas, ampliar seu vocabulário e aprender a valorizar o grupo como instância de troca e aprendizagem. Pode-se também promover uma aproximação da linguagem por meio de situações, como ler histórias, cantar ou entoar canções, declamar poesias, reproduzir parlendas, textos de brincadeiras infantis, entre outras coisas.
Linguagem escrita
As crianças no processo de alfabetização, que tem início quando a criança, na fase da garatuja (traçado de linhas de crianças a partir de 1 ano), diferencia o desenho da escrita e constroem hipóteses sobre o que o ato de escrever representa. Hipóteses essas que evoluem de uma fase inicial, em que a escrita ainda não é uma representação do falado, para uma etapa em que ela representa a fala por correspondência silábica e, por fim, chegando a uma correspondência alfabética, esta sim adequada a escrita convencional.
Inglês
Existem pesquisas comprovadas que mostram que a melhor fase para que uma criança comece a aprender outra língua ou qualquer outra coisa além de sua cultura é a partir dos 2 anos de idade, quando ainda estão com janelas abertas para isso, sem conceitos pré-definido. Quanto mais tarde, mais bloqueio a criança vai sentir. Pensando no futuro de nossas crianças e no mundo que vão enfrentar quando saírem de nossa escola, temos parceria, há muitos anos, com a escola de inglês Poppet's Garden, uma escola séria e certificadora. As aulas são ministradas por professoras fluentes de forma prática e lúdica, adequando o conteúdo ao dia a dia das crianças. A comunicação em sala é o tempo todo em inglês.
Conhecimento lógico e matemático
Desde o nascimento, as crianças estão imersas em um universo em que
os conhecimentos
matemáticos
são partes integrantes e constantes. Elas participam de uma série de situações
envolvendo números, relações
entre
quantidades e noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e pouco convencionais,
recorrem à contagem e
operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e
controlar os pontos de um jogo,
repartir as balas entre os amigos, elaborar regras para as brincadeiras, mostrar com os
dedos a idade, etc.
Fazer matemática é expor ideias próprias e escutar as outras, formular e comunicar
procedimentos de resolução de
problemas, confrontar, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar
resultados de experiências
não
realizadas, aceitar erros, entre outros. Dessa forma, as crianças poderão tomar
decisões, agindo como produtoras
de
conhecimento e não apenas seguidoras de instruções.
Na aprendizagem da matemática o problema adquire um sentido muito precioso. Trata-se de
situações que
possibilitam a
produção de conhecimentos, o que leva a interação com novos desafios.
Natureza e sociedade
O mundo onde as crianças vivem é formado por um conjunto de
fenômenos naturais e sociais,
diante
do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, aprendem sobre
o universo, fazendo
perguntas e procurando respostas.
Trabalhos são elaborados para que as crianças sejam instigadas a relatar acontecimentos,
formular hipóteses,
prever
resultados para experimentos, conhecer diferentes contextos históricos, sociais e
naturais, tentando
localizá-los no
espaço e no tempo. Podem também trocar, debater e distinguir pensamentos e informações,
aprendendo aos poucos
como
se produz um conhecimento novo e os motivos das ideias mudarem ou permanecerem.
Temos consciência que esses domínios e conhecimentos não se consolidam nesta etapa
educacional, porém enriquecem
a
participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções.